Quem é

Tamanho da letra
Quem é

Desde 1999, Mario Divo Motter Junior (Mario Divo) desenvolve carreira autônoma e independente como Conselheiro, Mentor, Master Coach, Consultor, Escritor, Palestrante e Professor. Pela empresa MDM Assessoria em Negócios realiza a prestação de serviços com foco em Gestão de Negócios, Marketing, Gestão de Marcas e Comunicação Corporativa, incluindo a criação de conteúdos para diferentes mídias. É PhD pela Fundação Getulio Vargas/EBAPE, com linha de pesquisa em Marketing Internacional e Gestão de Marcas, e tem Mestrado (stricto sensu) na mesma escola com a dissertação "A Dimensão do Sucesso em Coaching - Uma Análise do Contexto Brasileiro".

Atualmente, acumula as atividades desempenhadas pela MDM Assessoria de Negócios com a Diretoria Executiva do Automóvel Clube Brasileiro, clube-membro da FIA – Federação Internacional do Automóvel , do qual também é o Clube Correspondente, no Brasil. O foco de atividades está na Mobilidade e Cidades Inteligentes, especificamente com  atenção especial para projetos e programas globais de Segurança Viária, sempre alinhado com as definições da Agenda 2030 da ONU – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em anos anteriores, Mario Divo respondeu pelo Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998), no primeiro mandato do Sr. Fernando Henrique Cardoso. Naquele contexto, a área de responsabilidade envolvia a adequação do conteúdo de cada campanha de comunicação (tanto as do Poder Executivo Federal como as de empresas estatais) para que o objetivo específico fosse atendido e, também, houvesse sinergia e integração com todo o processo de Comunicação Social do Governo Federal. 

Antes dessa nomeação, foi Superintendente de Comunicação Institucional da Petrobras, a estatal brasileira de petróleo e uma das maiores do mundo, empresa em que fez carreira durante 22 anos, desde 1976. Nela, liderou várias iniciativas e projetos afins com o Marketing e a Comunicação Institucional e Mercadológica, tanto no Brasil como no exterior. Durante a gestão, importantes programas de Comunicação e de Relacionamento foram realizados e premiados, integrando os interesses empresariais da Petrobras a iniciativas de cunho social, educacional, ambiental, esportivo e cultural.

Em 1995 e 1996, foi o representante da Petrobras na Arpel – Asociación Regional de Empresas del Sector Petróleo, Gas y Biocombustibles en Latinoamérica y el Caribe. No Sistema Petrobras prestou serviços à Braspetro, o antigo braço internacional. Ali, gerenciou a área de Comunicação Institucional e manteve foco no desenvolvimento de novos mercados. Durante o longo período de Petrobras, participou de uma extensa e abrangente programação de capacitação em assuntos técnicos, gerenciais, comportamentais e administrativos, compreendendo mais de 5.000 horas.

A formação em Mentoria e Coaching foi conquistada junto ao Instituto Holos, complementando a formação inicial obtida em Coaching Executivo e de Negócios, bem como de Analista Alpha, na SBC - Socidedade Brasileira de Coaching. Foi Presidente-Executivo do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Marketing & Negócios. Foi Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes, pela qual criou o Clube dos Executivos de Marketing, no Rio de Janeiro, em 1995. Colunista de dois sítios especializados em Coaching: o Cloud Coaching e o SBCoaching.

Em 2003, em cerimônia realizada na Sérvia e Montenegro, tornou-se o primeiro brasileiro a fazer parte da Galeria da Fama da Aiesec Alumni International, a maior e mais bem sucedida organização de estudantes do mundo, hoje ativa em mais de 126 países e territórios, em 2400 universidades e faculdades. A Aiesec é uma plataforma internacional independente para que os jovens possam descobrir e desenvolver o seu potencial de liderança e, então, agirem positivamente na sociedade.

Algumas informações adicionais interessantes merecem referência. Foi colunista-articulista da revista Conjuntura Econômica – Fundação Getúlio Vargas, de 2001 a 2003. Na FGV foi o responsável pela estruturação da área de Marketing e Comunicação e desenvolveu um programa de gestão para o sistema de marcas, implantado em 2001. Ao longo dos últimos vinte anos, realizou palestras empresariais e ministrou aulas em vária instituições, tanto no nível de graduação como no de pós-graduação.

No Rio de Janeiro, ministrou aulas de Marketing na Faculdade da Cidade (depois, UniverCidade) e na Universidade do Varejo. É escritor, com livros editados e inúmeros artigos e crônicas publicados em veículos de alto prestígio, tanto abordando temática afim ao Marketing e Negócios como do cotidiano de vida das pessoas. É associado à União Brasileira de Escritores e foi Conselheiro, de 2005 a 2007, da Câmara Brasileira do Livro. É citado como colaborador em várias publicações de negócios e de referência cultural, editadas no Brasil.

A vida profissional começou em 1968, trabalhando por dois anos para o então Fisrt National City Bank of New York (atualmente, apenas Citibank), na filial de São Paulo. Depois, dividiu o tempo cursando a universidade, dando aulas em escolas de nível médio e trabalhando em duas pequenas empresas brasileiras. Foi coordenador de voo da TAM, em 1974. Quando admitido na Petrobras, em 1976, já era analista de sistemas na multinacional holandesa Philips.

Condecorado como Colaborador Emérito do Estado Maior das Forças Armadas, Moção de Congratulações e Aplausos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Moção de Aplausos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Moção de Mérito da Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Rio de Janeiro. Informações complementares, bem como imagens em eventos e premiações, estão à disposição dos clientes e amigos nas páginas deste sítio.